segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Fotos: Finalização Métodos Quantitativos

Chegamos ao fim de mais um semestre :D, estou postando as fotos das aulas de métodos quantitativos.

Nossa opinião:

Neste curso aprendemos várias estratégias que podem ser usadas no mercado de trabalho. Aprendemos a prever e controlar nossos gastos e transformar dados em informação. De forma criativa e divertida melhorando assim nosso aprendizado.

domingo, 6 de outubro de 2013

Dica de Leitura: Estratégias Estatísticas em Investimentos



O mercado de capitais brasileiro está amadurecendo, e conquistamos o grau de investimento. Com o aparecimento de crises financeiras, entretanto, tornou-se claro que a tarefa de todo investidor de sucesso é minimizar, antes de tudo, qualquer chance de perda. Depois disso, seu maior objetivo deve ser fazer crescer o capital. Em tempos de euforia financeira esses objetivos são invertidos, sendo o primeiro objetivo praticamente desprezado. Este livro apresenta o assunto usando uma abordagem baseada em estatística e simulação computacional. Por meio de ferramentas apresentadas neste livro é possível:

-Avaliar seu grau de exposição ao risco como função do montante aplicado, objetivos de lucro e evolução natural do mercado.
-Estabelecer pontos de saída bem definidos, de forma a limitar ao máximo as perdas (gerenciamento de risco).
-Avaliar as chances de ganho e perda como função da estratégia de operação utilizada.
-Entender os fundamentos de análise técnica e as ferramentas que são realmente relevantes.
-Entender as forças subjacentes por trás do movimento de preço, permitindo assim planejar melhor seus investimentos.

Diante da soberania e força do mercado, o livro ensina ao investidor quais parâmetros de seu investimento ele tem condições de atuar a fim de minimizar perdas e maximizar ganhos.

Métodos Quantitativos: Moda e Mediana

Ao realizar uma pesquisa é aconselhável realizar um estudo estatístico dos dados apresentados. Através desse estudo podemos tirar as conclusões necessárias sobre o universo pesquisado. A estatística descritiva é a parte da estatística responsável por realizar essa análise, apontando tendências de comportamento das variáveis, criando gráficos e descrevendo as características dos conjuntos pesquisados.

Numa pesquisa, os dados tendem a se concentrar em torno dos valores centrais. Esses valores centrais são chamados de medidas de tendência central. São elas: Média, Moda e Mediana. Iremos abordar e conceituar Moda e Mediana.

Definição de Moda (Mo): é o valor que mais aparece num conjunto de dados.

Exemplo 1. Os dados abaixo se referem à idade de 20 alunos de uma turma de 6º ano.

Idade: {12, 11, 12, 13, 12, 11, 13, 12, 12, 11, 14, 13, 13, 12, 11, 12, 13, 14, 11, 14}

A moda desse conjunto de dados será a idade que mais aparece, ou seja:

Mo = 12 (pois é a idade que aparece mais vezes no conjunto)

Exemplo 2. A tabela abaixo apresenta as notas em matemática de uma turma de 30 alunos.


Na coluna da esquerda temos as notas na disciplina de matemática e na coluna da direita, quantos alunos obtiveram a respectiva nota. Dessa forma, podemos observar que a nota que mais aparece nesse conjunto de dados é 7. Portanto,
Mo = 7.

Exemplo 3. Os dados abaixo são referentes ao número dos calçados vendidos em uma loja num determinado dia.

{35, 33, 36, 35, 37, 36, 39, 40, 42, 43, 35, 36, 42}
Nesse caso, existem dois números de sapatos que aparecem mais vezes: 35 e 36. Logo, a moda pode ser:
Mo = 35 ou Mo = 36
Quando isso ocorre, dizemos que o conjunto de dados é bimodal.

Definição de Mediana (Md): é o valor (pertencente ou não ao conjunto de dados) que divide o conjunto de dados em dois subconjuntos de mesmo tamanho. De uma forma mais simples, é o valor que divide o conjunto de dados ao meio.

Para determinar a mediana de um conjunto de dados é necessário, primeiro, construir o rol. O rol é a ordenação do conjunto de dados em ordem crescente ou decrescente.

1. Mediana de um conjunto de dados com número de elementos ímpar.

Considere o conjunto de dados abaixo, referentes ao salário médio dos funcionários de uma empresa em reais.
Salário: 1500 1300 1200 1250 1600 1100 1450 1210 1980

Observe que nesse conjunto de dados temos 9 elementos, 9 salários. Primeiro devemos montar o rol:
Rol = {1100, 1200, 1210, 1250, 1300, 1450, 1500, 1600, 1980}

Quando o número de elementos do conjunto de dados for ímpar, a mediana é o valor que divide o conjunto ao meio, portanto Md = 1300. Observe que à esquerda e à direita de 1300 existem 4 elementos.

2. Mediana de um conjunto de dados com número de elementos ímpar.

Considere o conjunto de dados abaixo, referente ao salário médio dos funcionários de uma empresa.
Salário: 1500 1300 1200 1250 1600 1100 1450 1210 1980 1420

Rol = { 1100, 1200, 1210, 1250, 1300, 1420, 1450, 1500, 1600, 1980}

Nesse conjunto existem 10 elementos. Nesse caso a mediana será a média aritmética dos dois valores centrais. Note que tanto à direita como à esquerda dos dois valores centrais há 4 elementos. Assim, 

domingo, 8 de setembro de 2013

Sequências Numéricas

Sequência é sucessão, encadeamento de fatos que se sucedem.
É comum percebermos em nosso dia a dia conjuntos cujos elementos estão dispostos em certa ordem, obedecendo a uma sequência.



Ao representarmos uma sequência numérica, devemos colocar seus elementos entre parênteses. Veja alguns exemplos de sequências numéricas:

• (2, 4, 6, 8, 10, 12, ... ) é uma sequência de números pares positivos.
• (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11...) é uma sequência de números naturais.
• (10, 20, 30, 40, 50...) é uma sequência de números múltiplos de 10.
• (10, 15, 20, 30) é uma sequência de números múltiplos de 5, maiores que cinco e menores que 35.

Pela internet a vários sites que dispõem testes para diversão:

Métodos Quantitativos: Bandas de Bollinger


Bandas de Bollinger é uma análise técnica inventada por John Bollinger na década de 1980. A análise é usada para medir a flutuação do preço da ação em relação aos preços anteriores.

A Análise de Bollinger tem 3 partes:
- banda do meio por período-N de média móvel simples
- banda superior por K vezes o período-N desvio padrão acima da banda do meio
- banda inferior por K vezes o período-N desvio padrão abaixo da banda do meio

Valores típicos para N e K são 20 e 2, respectivamente. Outros tipos de médias também podem ser usados para a banda do meio, mas normalmente a mesma média é usada para calcular a banda do meio e os desvios padrões.



O objetivo da Análise de Bollinger é para demonstrar uma definição relativa de altos e baixos do ativo. Quando o preço está próximo da banda superior quer dizer que o preço está alto, e vice-versa. Esta análise permite chegar a decisões sistemáticas de compra e venda de ações

Métodos Quantitativos: Triângulo de Pascal

O Triângulo de Pascal muito utilizado em Análise Combinatória, recebe esse nome devido ao matemático Blaise Pascal (1623-1662).

Uma das formas (a mais usual) de construir um triângulo de Pascal é na forma de um triângulo isósceles, preenchemos com 1´s os lados do triângulo a partir do vértice superior e para obter os números em cada linha, somamos os dois números logo acima dele na linha superior, por exemplo: 2=1+1, ou seja, o número 2 da terceira linha é igual à soma de 1+1, os dois números logo acima dele na segunda linha, assim 3=1+2, 6=3+3, 10=4+6,etc.


Alguns matemáticos, filósofos e historiadores dizem que tal triângulo foi a base da programação computacional criado por Yang cerca de 500 anos antes de existir a primeira maquina computacional, uma vez que é possível fazer quase (possivelmente todos) os processos matemáticos de soma, subtração, multiplicação e divisão e ser atualmente a base dos computadores para fazerem contas rapidamente como fazem hoje.


Fonte: http://www.infoescola.com/combinatoria/triangulo-de-pascal/

domingo, 1 de setembro de 2013

Métodos Quantitativos: A Pirâmide do Conhecimento

É uma hierarquia informacional utilizada principalmente nos campos da Ciência da Informação e da Gestão do Conhecimento, onde cada camada acrescenta certos atributos sobre a anterior.

Dados: é o nível mais básico;
Informação: acrescenta contexto e significado aos dados;
Conhecimento: acrescenta a forma como usar adequadamente a informação;
Sabedoria: acrescenta o entendimento de quando utilizá-los.

É um modelo teórico que se mostra útil na análise e no entendimento da importância e limites das atividades dos trabalhadores do conhecimento.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_DIKW

Dica de Leitura: Pai Rico, Pai Pobre

O objetivo deste livro é o de partilhar percepções quanto à maneira como uma maior inteligência financeira pode ser empregada para resolver muitos dos problemas comuns da vida.
Sem treinamento financeiro, frequentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais. Segundo o autor, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos.
A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decidimos ser rico, pobre ou classe média. Dividir este conhecimento com os filhos é a melhor maneira de prepará-los para o mundo que os aguarda. Ninguém mais o fará.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pai_Rico,_Pai_Pobre

domingo, 18 de agosto de 2013

Jogo do McDonald's

Gerencie a maior rede de fasf food do mundo. Controle os 4 setores estratégicos da empresa: agricultura, comércio, produção e marketing.



Para jogar basta acessar: http://www.mcvideogame.com/game-por.html